Empréstimo Consignado

Apesar das promessas de juros mais baixos, o empréstimo consignado é um dos maiores responsáveis pelo excesso de endividamento das famílias brasileiras. Bancos, financeiras e agentes credenciados podem oferecer essa modalidade de forma agressiva, quase impondo, por vezes, sua contratação aos potenciais credores.

Os valores das prestações deveriam ser de até, no máximo, 30% (trinta por cento) do salário líquido do devedor (margem consignável), mais um percentual de 5% (cinco por cento) para cartões de crédito. A ganância de várias instituições, todavia, criou formas de driblar o que seria um garantia legal dos consumidores.

Há casos em que os devedores chegam a comprometer mais de 90% (noventa por cento) de seus proventos com pagamentos extorsivos, afetando sua sobrevivência e a de suas famílias. Isso mesmo, mais de 90%, pois as instituições financeiras usam artifícios para desvirtuar o instituto.

Profissionais na ativa ou aposentados, policiais civis, militares, professores e outras categorias – todos acabam por se tornar vítimas passivas da fúria predatória de instituições financeiras que somente buscam o lucro, ainda que às custas do suor alheio.

Deve-se tomar cuidado com esse tipo de instrumento, que pode levar pessoas a situações de endividamento que comprometem a renda em grande medida, de forma abusiva e por longo prazo, pois são empréstimos contratados com elevadas taxas de juros. Nessas situações, recorrer ao Poder Judiciário se torna a única saída para resolver o problema.

A ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS possui expertise no apoio jurídico a pessoas com empréstimo consignado.

Conhecer seus direitos é o primeiro passo para defendê-los.