Documentário “A Corporação” (Corporation)
Corporações costumam ter grande poder econômico e político, em países por todo o Planeta – por vezes, em vários países. E elas podem cometer grandes abusos. É o que procura mostrar o documentário denominado “A Corporação” (The Corporation), de 2003, baseado no livro The Corporation: the pathological pursuit of profit and power, de Joel Bakan.
Já no início, “A Corporação” mostra como grandes empresas dos EUA, por intermédio da Constituição Federal daquele País (via sua 14ª Emenda), criaram a figura da pessoa jurídica, que seria, segundo Bakan, uma espécie de escudo protetor dos sócios de empresas contra as consequências de suas decisões.
O documentário apresenta 40 entrevistas, incluindo pessoas como Sam Gibara (Goodyear), Anita Rodick (Body Shop), Milton Friedman (Prêmio Nobel de economia) e o respeitado linguista Noam Chomsy entre outros. Trata de corporações como Monsanto, IBM, Shell, Pfizer, Fox Corporation e Disney entre outras, as quais teriam cometido atos altamente reprováveis. No caso da IBM, por exemplo, a famosa empresa de computadores teria vendido equipamentos ao regime nazista, na Alemanha, que teriam sido empregados em campos de concentração.
Segundo A Corporação, corporações devem ser responsabilizadas por manipularem o ambiente institucional, protegerem os sócios e seus interesses, criarem produtos apenas para lucrar, sem melhorar a vida das pessoas, remunerarem mal empregados e agredirem o meio ambiente, entre outras atitudes caracterizadas pela falta de ética. Importante: o documentário não estimula a violência, enfatizando a importância dos cidadãos, de sua visão humanitária e ética e de atitudes de consumo responsável.
No site da ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS você encontra notícias, dicas legais, indicações e vídeos importantes sobre Direito para o seu cotidiano. Conheça também nosso canal no YouTube.


Deixe uma resposta