Excesso de Endividamento

Um dos maiores problemas de muitos servidores públicos é o acúmulo de dívidas que, muitas vezes, supera a capacidade de pagamento.

Servidores públicos frequentemente vivenciam situações difíceis, como a baixa valorização profissional, o congelamento de salários por tempo indeterminado, atrasos no pagamento do 13º salário e a necessidade de contratar financiamentos supostamente diferenciados para servidores e mesmo outros financiamentos disponibilizados pelo mercado financeiro.

As dívidas de um servidor público podem comprometer sua renda, acarretando a perda de controle das finanças pessoais. Perdido tal controle, essas dívidas se comportam como “bolas de neve”. Na maioria das vezes, isso ocorre pelo surgimento de despesas inesperadas ou pela rolagem de juros de cartões de crédito e de cheque especial.

Muitos bancos e financeiras terminam por desrespeitar o limite máximo de endividamento permitido por lei, de 35% (trinta e cinco por cento – sendo 30% para empréstimos e 5% para cartões de crédito) dos rendimentos líquidos, e emprestam quantias acima do limite que os consumidores conseguem pagar.

As dívidas se tornam insuportáveis e as pessoas nem mesmo conseguem pagar os juros cobrados mensalmente que, em muitos casos, ultrapassam o percentual de 25% (vinte e cinco) por cento ao mês.

A ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS possui tradição e anos de experiência na consultoria e no apoio jurídico a servidores públicos, em suas dificuldades profissionais e como cidadãos.

Conhecer seus direitos é o primeiro passo para defendê-los.