O título está errado. Talvez por isso eu tenha decidido mantê-lo.

Chamá-la de suicida é uma violência. Eu sei. Uma pessoa não é a pior ideia que já atravessou sua cabeça. Não é o diagnóstico que recebeu. Não é a madrugada em que perdeu momentaneamente a esperança. Não é o número de vezes em que desejou desaparecer. Muito menos a soma dos fracassos, traumas, abandonos, medos e doenças que um dia fizeram a morte parecer menos assustadora do que continuar vivendo. Ela era muito mais do que aquilo. Era mãe. Era filha. Era irmã. Trabalhava, ria, discutia, dizia palavrões, fazia planos que depois destruía, amava algumas pessoas e não suportava outras. Tinha opiniões demais, paciência de menos e uma insolência diante do mundo que, durante muitos anos, confundimos com força. Mas eu a chamei de suicida no título porque talvez esta história seja exatamente sobre isso: sobre a nossa tendência de reduzir seres humanos à parte deles que mais nos assusta.

Eu a conhecia havia muitos anos. Ou, pelo menos, achava que conhecia. Essa talvez seja uma das formas mais perigosas de desconhecer alguém.

Ela era daquelas pessoas que entram numa sala carregando certo desarranjo consigo. Não necessariamente beleza, elegância ou qualquer qualidade que possa ser colocada num currículo. Presença. Algumas pessoas possuem isso. Parecem chegar acompanhadas por uma pequena tempestade particular. Ela era inteligente, engraçada, inconveniente, exagerada, meio hippie, meio rebelde, meio criança crescida contra a própria vontade. Daquelas que fazem os outros rir e, por isso mesmo, acabam condenadas a continuar fazendo os outros rir, inclusive quando já não existe nelas absolutamente nada engraçado.

A vida nos afastou.

Foi morar longe. Para esta história pouco importa onde. Digamos que tenha ido para uma cidade distante, num pedaço do Brasil em que eu nunca estivera. Importa apenas que estava longe da filha, da família, das referências que um dia lhe haviam dado alguma sensação de pertencimento. Trabalhava demais, ganhava de menos e tentava sustentar uma existência que já não reconhecia completamente como sua.

Então veio um acidente.

Não uma metáfora.

Um acidente de verdade.

Cirurgia. Dor. Limitações. Um corpo que já não obedecia da mesma maneira. Depois vieram dificuldades financeiras, insegurança profissional, conflitos familiares, processos demorados, ausências, medo e a sensação crescente de que o mundo continuava andando enquanto alguma coisa dentro dela permanecia parada.

A vida começou a lhe retirar pequenas coisas antes de ameaçar as grandes.

Primeiro, algumas capacidades.

Depois, alguma independência.

Depois, pedaços do futuro.

Até que, certo dia, percebi — tarde demais para me orgulhar da percepção — que ela já não falava sobre o futuro como lugar.

Falava sobre ele como obrigação.

Essa diferença me escapou.

Talvez escape a muita gente.

Nós imaginamos que alguém à beira do suicídio tenha aparência de suicida. Não sei exatamente qual seria essa aparência. Talvez esperemos encontrar a pessoa chorando diante de uma janela, escrevendo cartas de despedida ou pronunciando frases cinematográficas sobre a inutilidade da existência. É mais confortável assim. Tragédias deveriam vir uniformizadas. Seria muito mais fácil reconhecê-las.

Mas pessoas em sofrimento continuam indo ao supermercado.

Respondem e-mails.

Pagam boletos.

Trabalham.

Fazem piadas.

Perguntam como está o seu filho.

Mandam um coração pelo telefone.

Colocam roupa para lavar.

Discutem política.

Falam sobre o tempo.

E, às vezes, no intervalo entre duas tarefas absolutamente banais, dizem uma frase que deveria fazer o mundo parar.

O mundo quase nunca para.

Ela me disse algumas.

Eu respondi quase todas.

Hoje sei que responder não significa necessariamente ouvir.

— Estou cansada.

Eu tinha uma resposta.

— Você é jovem.

Ela tinha outra.

— Não é questão de idade.

Eu aumentava a aposta:

— Você tem uma filha.

Ela devolvia:

— É por ela que ainda estou aqui.

E eu, estupidamente satisfeito com minha lógica, pensava ter vencido aquela pequena discussão.

Não percebi que aquela talvez fosse uma das frases mais preocupantes de todas.

“É por ela que ainda estou aqui.”

Existe uma diferença enorme entre alguém dizer “quero viver por minha filha” e dizer “só estou aqui por causa dela”.

A primeira frase contém um projeto.

A segunda talvez contenha uma última âncora.

E âncoras também se rompem.

Eu conhecia alguma coisa daquele território.

Isso piorava tudo.

Também conheci a depressão. Antes de aprender a chamar pelo nome aquilo que sentia, já havia experimentado aquela região estranha da existência em que a pessoa não deseja necessariamente morrer a cada instante, mas começa perigosamente a não compreender por que precisa continuar vivendo.

Quem nunca esteve ali talvez tenha dificuldade para entender.

Quem esteve pode cometer um erro ainda maior:

achar que entende demais.

Eu atravessei aquele período agarrado a algumas coisas. Deus foi uma delas. Minha família foi outra. Meu filho. Minha mulher. O trabalho. Compromissos absurdamente pequenos. Às vezes uma reunião na manhã seguinte pode ser uma forma rudimentar de esperança. Às vezes levantar da cama simplesmente porque alguém está esperando você às nove horas é uma espécie de oração que ninguém reconhece como oração.

Funcionou comigo.

E cometi uma das grandes arrogâncias dos sobreviventes:

transformei minha corda em receita.

Se a fé me sustentou, bastava falar sobre fé.

Se a família me puxou, bastava lembrá-la da família.

Se trabalhar me ajudou, trabalho ajudaria.

Se o humor me fazia atravessar o horror, uma piada seria sempre melhor do que o silêncio.

Eu não compreendia que aquilo não era uma fórmula.

Era apenas a minha biografia.

Numa de nossas conversas, quando a tristeza dela já havia deixado de pedir licença, usei humor.

Era meu idioma.

Ainda é.

Quando alguma coisa fica insuportavelmente pesada, faço uma piada. Muitas vezes funciona. O ambiente respira. As pessoas riem. O medo perde alguns centímetros.

Mas existe uma fronteira quase invisível entre usar humor contra a tragédia e usar humor diante de quem está sendo esmagado por ela.

Eu atravessei essa fronteira.

Ela falou de morte.

Eu brinquei com morte.

Ela falou de experiências passadas extremamente graves.

Eu tentei salvar o clima.

Ela me advertiu.

Eu continuei sendo eu.

Parece uma defesa extraordinária:

— Eu sou assim.

Talvez seja uma das piores.

Porque “eu sou assim”, muitas vezes, significa:

não pretendo fazer o esforço de descobrir como você precisa que eu seja durante os próximos cinco minutos.

Ali deveria ter terminado a comédia.

Mas o comediante dentro de mim continuava tentando impedir que a conversa me levasse para onde eu não queria ir.

Essa foi outra coisa que aprendi tarde:

às vezes não tentamos animar uma pessoa porque queremos salvá-la.

Tentamos animá-la porque não suportamos permanecer ao lado dela na tristeza.

É muito diferente.

Animar alguém nos devolve controle.

Ouvir alguém pode nos deixar impotentes.

E nós odiamos a impotência.

Especialmente aqueles que passaram a vida resolvendo problemas.

Advogados resolvem.

Médicos resolvem.

Pais resolvem.

Chefes resolvem.

Amigos resolvem.

Então chega alguém e diz:

— Minha vida perdeu o sentido.

E procuramos uma solução.

Uma tese.

Um versículo.

Uma experiência pessoal.

Uma história de superação.

Uma frase atribuída a algum filósofo.

Qualquer coisa.

Qualquer coisa que nos permita não dizer:

— Eu não sei como resolver isso. Mas posso ficar aqui com você.

Talvez sejam essas as palavras mais difíceis.

Ficar.

Sem corrigir.

Sem competir com a dor.

Sem dizer que existem pessoas em situação pior.

Sem transformar sofrimento em ingratidão.

Sem transformar doença em falta de força.

Sem obrigar o outro a demonstrar esperança apenas para que nós possamos dormir melhor.

Em outra parte daquela conversa, discordamos sobre alguém da família dela.

Eu conhecia aquela pessoa.

Gostava dela.

Admirava sua história.

Ela descrevia alguém diferente.

Eu poderia ter pensado:

“Talvez eu conheça uma parte dessa pessoa e ela conheça outra.”

Preferi uma saída mais confortável.

Defendi minha memória.

É impressionante a facilidade com que seres humanos transformam aquilo que conhecem de alguém em prova contra aquilo que outra pessoa viveu com esse alguém.

Ela insistiu.

Eu argumentei.

Ela explicou.

Eu raciocinei.

Até que disse algo semelhante a:

— É por isso que fico em silêncio.

Essa frase deveria ser estudada.

Não apenas por psicólogos.

Por maridos.

Por esposas.

Por pais.

Por filhos.

Por amigos.

Por chefes.

Por professores.

Por todos nós.

“É por isso que eu não falo.”

O silêncio nem sempre significa que o sofrimento passou.

Às vezes significa apenas que a pessoa desistiu de tentar ser compreendida naquele lugar.

Talvez esse seja um dos maiores erros que cometemos diante de quem sofre profundamente: confundimos o fim da conversa com o fim do problema.

A pessoa para de reclamar.

Que bom.

Para de falar sobre morte.

Que alívio.

Para de dizer que está cansada.

Está melhorando.

Volta a mandar mensagens curtas.

Parece estabilizada.

Ou simplesmente desaparece.

E nós seguimos a vida, algumas vezes satisfeitos porque o sofrimento dela finalmente deixou de incomodar a nossa.

Meses depois mandei:

— Viva?

Era uma brincadeira antiga.

Talvez nunca devesse ter sido.

Em outro momento:

— Você morreu?

Também era brincadeira.

A intimidade cria linguagens estranhas. Algumas relações sobrevivem durante anos a frases que, retiradas daquele universo, pareceriam absurdas.

Até o dia em que o absurdo deixa de ser engraçado.

Mais tarde mandei:

— Não me ignora.

Não veio resposta.

E é impressionante o que uma tela silenciosa consegue fazer com a imaginação.

Você olha a fotografia.

Procura atividade.

Relê mensagens.

Tenta encontrar uma pista no último ponto-final.

Produz teorias.

Culpas.

Explicações.

Mas não havia explicação.

Só silêncio.

E é nesse ponto que imagino que quem chegou até aqui esteja fazendo a pergunta inevitável.

Talvez você também esteja.

Afinal, o que aconteceu com essa mulher?

É curioso.

E profundamente humano.

Uma única mulher.

Uma única história.

Uma única vida.

Agora queremos saber.

Queremos descobrir se ela morreu.

Se sobreviveu.

Se finalmente perdeu aquela batalha que parecia travar contra alguma coisa dentro de si.

Queremos saber o que aconteceu com a filha, com seu corpo cansado, com os medos, com a família, com aquele futuro que descrevia como quem observa uma estrada pela qual não deseja caminhar.

Amanhã, entretanto, o noticiário poderá anunciar que milhares morreram numa guerra.

Centenas numa catástrofe.

Dezenas assassinadas.

Outras tantas por desespero ou abandono.

E continuaremos tomando café.

Não somos necessariamente monstros.

Talvez nossa humanidade simplesmente tenha dificuldade para sentir estatísticas.

Uma pessoa pode ter nome.

Pode ter uma filha.

Pode ter medo.

Pode mandar mensagens.

Pode rir.

Pode dizer palavrões.

Pode se parecer conosco.

Mil pessoas transformam-se em número.

Dez mil tornam-se manchete.

Cem mil entram para a História.

É uma espécie de matemática cruel da compaixão.

Quanto maior a tragédia, paradoxalmente, mais abstrata ela pode se tornar.

Por isso vocês querem saber dessa mulher.

Porque agora ela deixou de ser estatística.

Ela existe.

E a pergunta é inevitável:

Ela se matou?

Não.

E talvez aqui o destino tenha praticado uma de suas ironias mais bonitas.

Ela está viva.

Muito viva.

Está trabalhando.

Está feliz.

Apaixonou-se.

Vai se casar.

Encontrou estabilidade onde durante anos enxergava apenas movimento.

Encontrou afeto onde esperava abandono.

Encontrou propósito onde antes parecia existir apenas obrigação.

Reconciliou-se com a família.

Faz planos.

Ama.

É amada.

E voltou a desejar o futuro.

Não poderia querer notícia melhor.

Mas então outra pergunta apareceu.

Uma pergunta muito menos dramática e, por isso mesmo, talvez mais difícil para mim.

Por que ela nunca mais falou comigo?

Durante algum tempo pensei que fosse raiva.

Talvez tenha sido.

Pensei nas minhas piadas.

Algumas certamente não ajudaram.

Pensei nas opiniões que ofereci quando talvez devesse apenas ouvir.

Nas certezas.

Nas frases prontas.

Na minha mania de procurar soluções para perguntas que talvez não tivessem sido feitas.

Tudo isso pode ter contribuído.

Mas hoje suspeito de outra resposta.

Uma resposta menos confortável porque não me transforma nem em herói nem em vilão.

Para sobreviver, talvez aquela mulher não precisasse apenas mudar de emprego.

Ou de cidade.

Ou reorganizar relações.

Ou se reconciliar com a família.

Ou encontrar um amor.

Talvez ela precisasse matar uma vida.

E eu fazia parte dela.

Demorei para conseguir escrever isso sem ressentimento.

Eu pertencia à vida que ela precisava deixar morrer.

Era personagem de uma época.

Testemunha de uma mulher que ela já não queria ser.

Conhecia as histórias antigas.

Os tropeços.

A rebeldia.

Os fracassos.

As dores.

A personagem engraçada que carregava o próprio caos como se fosse uma característica charmosa da personalidade.

Talvez minha presença funcionasse como uma janela aberta para uma casa que ela havia decidido abandonar.

E há momentos em que sobreviver exige uma brutalidade seletiva.

Precisamos fechar portas que não são necessariamente ruins.

Afastar pessoas que não são necessariamente más.

Abandonar lugares nos quais também fomos felizes.

Não porque tudo aquilo tenha nos destruído.

Mas porque tudo aquilo pertence a uma versão de nós mesmos que não pode continuar governando nosso futuro.

Então compreendi algo que nunca havia compreendido completamente.

Ela não morreu.

Mas alguma coisa nela morreu.

Morreu uma existência.

Morreu determinada maneira de olhar para si mesma.

Morreu uma mulher que acreditava que aquela vida era a única vida possível.

Morreram algumas ilusões.

Algumas culpas.

Algumas dependências.

Talvez algumas lembranças tenham perdido força.

Algumas dores deixaram de ocupar todos os cômodos.

Alguns vínculos terminaram.

Alguns personagens ficaram para trás.

Eu entre eles.

Talvez renascer seja também isso.

Não voltar.

Há uma romantização quase infantil da superação.

Imaginamos que alguém se recupera e retorna à mesma mesa, aos mesmos amigos, aos mesmos lugares, dizendo:

— Agora estou bem.

Nem sempre.

Às vezes ficar bem significa não voltar jamais.

Porque recuperação não é necessariamente restauração.

Não precisamos reconstruir exatamente a mesma casa depois do incêndio.

Podemos erguer outra.

Em outro terreno.

Com outras portas.

Outras janelas.

E algumas pessoas que habitavam a casa antiga talvez nunca sejam convidadas para conhecer a nova.

Isso pode doer.

Mas continua sendo uma boa notícia.

Existe ainda uma forma secreta de egoísmo até mesmo no cuidado.

Queremos que a pessoa melhore.

Claro que queremos.

Mas gostaríamos também de participar da fotografia da recuperação.

Gostaríamos de ouvir:

— Você me ajudou.

Gostaríamos de ser lembrados.

Gostaríamos de estar no casamento.

Gostaríamos de receber uma mensagem anos depois:

— Estou bem. Obrigada por não desistir de mim.

Gostaríamos de descobrir que nossas palavras mudaram alguma coisa.

Mas ajudar alguém não nos concede o direito de permanecer em sua história.

Afeto não é escritura pública.

Cuidado não produz posse.

Ter oferecido a mão num período difícil não cria dívida vitalícia de gratidão.

Às vezes nossa participação na recuperação de alguém termina justamente quando essa pessoa começa uma vida em que não precisa mais de nós.

E talvez uma das formas mais difíceis de amar seja aceitar isso.

Hoje sei que ela está feliz.

E isso me basta.

Ou, pelo menos, aprendi que deve bastar.

Durante muito tempo temi que ela morresse.

Talvez não tenha percebido que aquilo que precisava desesperadamente morrer não era ela.

Era aquela existência.

Aquela forma de viver.

Aquela versão de si.

E essa distinção é fundamental.

Porque seria perverso transformar esta história numa romantização da morte real.

Não há renascimento possível no suicídio.

O renascimento desta história aconteceu justamente porque ela permaneceu viva.

O que morreu foram circunstâncias.

Laços.

Hábitos.

Ambientes.

Certezas.

Papéis.

Maneiras de enxergar a si mesma.

E talvez esteja aí uma das verdades mais importantes desta longa e estranha conversa:

Há coisas em nós que precisam morrer para que possamos renascer.

Podemos abandonar um emprego.

Podemos sair de uma cidade.

Podemos terminar uma relação.

Podemos pedir ajuda.

Podemos começar um tratamento.

Podemos mudar hábitos.

Podemos romper ciclos.

Podemos nos reconciliar.

Podemos perdoar sem necessariamente voltar.

Podemos descobrir que algumas pessoas continuarão sendo importantes exatamente porque ficaram no passado.

Podemos aceitar que aquilo que parecia ser a vida era apenas uma das vidas possíveis.

Podemos sepultar versões de nós mesmos enquanto continuamos biologicamente vivos.

Nenhum cartório registra essas mortes.

Nenhum jornal noticia.

Nenhuma família veste preto.

Mas elas acontecem.

Todos os dias.

Alguém decide não voltar.

Alguém pede ajuda.

Alguém aceita ser ajudado.

Alguém começa tratamento.

Alguém para de beber.

Alguém termina uma relação destrutiva.

Alguém telefona depois de anos.

Alguém perdoa.

Alguém muda de cidade.

Alguém encontra um amor.

Alguém reencontra um filho.

Alguém acorda numa terça-feira e percebe que não precisa continuar sendo a pessoa que foi na segunda.

E começa outra vida.

Talvez seja por isso que hoje consigo olhar para o silêncio daquela mulher de maneira diferente.

Minha última mensagem dizia:

— Não me ignora.

Hoje eu não mandaria outra.

Porque talvez finalmente tenha compreendido a resposta que ela nunca precisou escrever.

Ela não estava necessariamente me ignorando.

Estava indo embora.

E algumas partidas não são abandono.

São sobrevivência.

Passei algum tempo preocupado porque uma mulher havia desaparecido da minha vida.

Somente depois descobri a verdade mais bonita desta história:

ela não havia desaparecido da vida.

Havia desaparecido apenas da minha.

Existe uma diferença gigantesca entre as duas coisas.

Hoje aquela mulher trabalha, ama, faz planos e prepara um casamento.

Não sei se pensa em mim.

Espero, sinceramente, que não precise.

Talvez eu pertença exatamente ao capítulo que ela conseguiu finalmente terminar.

E, se para continuar escrevendo sua história ela precisou fechar aquele livro, que permaneça fechado.

Há histórias das quais somos protagonistas.

Outras nas quais somos personagens importantes.

Algumas em que somos apenas passageiros.

E existem aquelas em que nossa última demonstração de afeto consiste em aceitar que não estaremos no capítulo seguinte.

Por isso, depois de tantas palavras, talvez eu possa finalmente corrigir o título desta crônica.

Não eram diálogos com uma suicida.

Nunca foram.

Eram diálogos com uma mulher que, durante algum tempo, não conseguia imaginar como continuar vivendo daquela maneira.

Até que descobriu uma saída.

Ela não matou a si mesma.

Matou a vida na qual já não conseguia viver.

E sobreviveu.

Mais do que isso.

Renasceu.

Talvez seja essa a mensagem que eu gostaria que chegasse a qualquer pessoa que esteja, neste exato momento, acreditando que precisa desaparecer para que sua dor desapareça.

Talvez você não precise acabar com a sua vida.

Talvez precise acabar com alguma coisa na sua vida.

Talvez precise pedir ajuda.

Talvez precise admitir que não está conseguindo sozinho.

Talvez precise de tratamento.

Talvez precise abandonar alguma situação, reconstruir relações possíveis, criar limites nas impossíveis ou simplesmente aceitar que a existência que você imaginou para si não será exatamente aquela que acontecerá.

Não sei.

Cada história é uma história.

Só sei que uma mulher que certa vez parecia não enxergar futuro hoje se prepara para um casamento.

E que o homem que tentou ajudá-la durante meses oferecendo respostas precisou de anos para compreender uma pergunta.

Talvez a grande vitória sobre o desespero não seja permanecer exatamente quem éramos.

Talvez seja descobrir que podemos mudar profundamente e ainda continuar sendo nós.

Porque há finais que não significam morte.

Há silêncios que não significam ausência.

Há partidas que significam sobrevivência.

E existem pessoas que desaparecem de uma vida apenas porque finalmente começaram outra.

Ela começou.

E, desta vez, não precisei estar lá para que o final fosse feliz.

Talvez isso também seja amor.

ADENDO PARA PUBLICAÇÃO NO SITE

Uso interno da edição. Não publicar este adendo junto com a crônica. Copiar o texto desde a advertência inicial até “Talvez isso também seja amor.”

Campos sugeridos

Título visível da crônica (H1): Diálogos com uma suicida

Título para mecanismos de busca: Diálogos com uma suicida: escuta, depressão e recomeço

Descrição para pesquisa: Uma crônica sobre depressão, escuta e recomeço. Uma mulher sobrevive, reconstrói sua vida e deixa uma pergunta sobre os limites de quem tenta ajudar.

Link permanente personalizado (slug): dialogos-com-uma-suicida-depressao-escuta-recomeco

URL ilustrativa no Blogger: https://www.espacogovernanca.com.br/AAAA/MM/dialogos-com-uma-suicida-depressao-escuta-recomeco.html — o Blogger define ano e mês ao publicar; conferir a URL real antes de divulgá-la.

Marcadores no Blogger: Crônica; Saúde mental; Depressão; Prevenção do suicídio; Escuta; Recomeço. Usar apenas marcadores compatíveis com a organização editorial do site.

Termo principal: crônica sobre depressão e recomeço.

Termos relacionados para uso natural: escuta de pessoas em sofrimento; ideação suicida; prevenção do suicídio; saúde mental; pedir ajuda; recomeçar a vida. Esses termos servem à revisão de título, descrição e links; não criar uma lista de palavras-chave visível no artigo nem repeti-los artificialmente.

Resumo para compartilhamento: Ela deixou de responder. O narrador temeu o pior. Anos depois, descobre que ela sobreviveu e recomeçou — e que ouvi-la talvez tivesse sido mais importante do que tentar encontrar respostas.

Imagem de capa, se houver: usar uma cena simbólica e sóbria de escuta, passagem ou recomeço, sem representar método de suicídio nem antecipar a revelação. Texto alternativo descritivo da imagem concreta, sem lista de palavras-chave. Exemplo apenas se a imagem corresponder: “Uma pessoa observa a luz da manhã pela janela”.

Conferência antes da publicação

  1. Manter a advertência antes do título neste arquivo. No Blogger, inserir o aviso na primeira linha do corpo e o título no campo próprio; o modelo normalmente exibe o título acima do corpo. Para mostrar o aviso realmente antes do título na página, será preciso ajustar o modelo e conferir a prévia. Evitar duplicar o título no corpo.
  2. Preencher a descrição de pesquisa e o link permanente personalizado antes de publicar; conferir a URL final. Se a postagem já estiver publicada, não alterar o endereço sem avaliar os links existentes e um redirecionamento.
  3. Manter o aviso e os contatos de apoio legíveis no início. Conferir os números e os destinos dos links na data da publicação: CVV 188; emergência SAMU 192.
  4. Atribuir autoria e revisar se detalhes da história permitem identificar a mulher ou terceiros. Confirmar autorização ou anonimização adequada antes da publicação de fatos pessoais sensíveis.
  5. Se fizer sentido editorial, incluir ao final da postagem links úteis para CVV e orientações do Ministério da Saúde. Escolher links internos do Espaço Governança que realmente ajudem o leitor; não criar links apenas por SEO.

Nota sobre busca: a descrição pode influenciar o trecho exibido no Google, mas o buscador pode escolher outro trecho da página. O Google não usa a metatag keywords para classificação. Nenhum título, slug ou marcador garante posição no ranking.

Fontes de conferência editorial: CVV; Ministério da Saúde; Central da Pesquisa Google; Ajuda do Blogger.

Voltar para Crônicas